A contação de estória digital é uma ótima alternativa para professores de qualquer disciplina ou área de ensino. Como ferramenta de aprendizagem de língua estrangeira não poderia ser diferente. De acordo com Carmen Signes, esta é uma forma de unir uma atividade tradicional com formas inovadoras de contar estórias.
Os alunos de língua podem se engajar na tarefa de construir sua estória muito mais motivados, não só pelo uso de softwares e equipamentos eletrônicos, mas também pelo fato de a contação de estórias pode engaja-los em uma atividade colaborativa. Um exercício em grupo que demanda organização, planejamento e objetivos decididos através da discussão da própria atividade.
A integração entre o modo tradicional de se contar estórias e o uso de ferramentas e programas digitais potencializam as possibilidades do aprendiz de se apropriar de um gênero que é um dos mais antigos e populares. A oralidade representa uma das maneiras mais recorrentes na transmissão de cultura da história humana.
Neste post, temos uma exibição de slides contando a história da Matintaperera, uma lenda muito conhecida na região norte do Brasil. O fantástico e o fantasmagórico é uma manifestação comum as mais variadas culturas pelos "quatro cantos do mundo". Com a popularização das festas de Halloween nos últimos anos em todo o Brasil. Surge uma ótima oportunidade para professores de lingua inglesa como lingua estrangeira de abordar questões culturais e propor atividades interculturais junto aos seus alunos. No vídeo aqui, temos uma narração feita pelo professor Jairo em inglês. Apartir desse exemplo, o professor poderá sugerir aos alunos que criem e/ou contem também suas histórias. Obviamente que os temas dependeram da proposta pedagógica do professor adequada ao contexto de ensino em que se situa.
Enfim, a contação de estória digital é uma grande ferramenta que educadores tem em mãos para realizar seu trabalho de forma criativa e produtiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário